Thursday, August 21, 2014

"Casados à força" teatro inclusivo.

English Version
 
A Yelow Star Company  leva ao palco do teatro Thalia, em Lisboa,de 14 de Agosto de Setembro  a peça de teatro “Casado à Força”. No dia 23 de agosto haverá uma sessão inclusiva.

Esta sessão será direcionada para pessoas cegas . Terá inicio às 20:30 com uma visita ao palco da peça. Serão feitas várias descrições: do cenário, do figurino , fisionomia e voz das personagens. Depois da peça haverá uma conversa com os atores.

“ Casado à Força” é uma peça da autoria do conhecido dramaturgo francês Moliére. No elenco desta peça  figuram nomes de Patrícia Tavares, Vítor Norte, João Lagarto, José Henrique Neto, Eduardo Molina e Tiago Costa. A produção e encenação do espetáculo está de Paulo Sousa e Costa
Sinopse:
“Uma hilariante comédia, Um homem, Esganarelo, que não sabe a sua própria idade, diz-se ter cerca de 50 e poucos anos, quer casar com uma mulher bastante mais jovem do que ele, Dorimena, de quem pediu a mão a seu pai Alcantor. Após uma breve conversa com a sua amada Esganarelo desconfia que poderá ser corno, como ele próprio diz, e inicia um processo de descoberta sobre a veracidade da suspeita. Fala com dois filósofos, um aristotélico e outro cético, Pancrácio e Marfúrio respectivamente, mas dada a conversa vaga de ambos acaba por ficar sem certezas. Encontra duas ciganas a quem faz a mesma pergunta, se será corno, e ambas deixam no ar a dúvida. Finalmente apanha a sua Dorimena com o seu amante, Licasto, sem que eles o vejam. Decide comunicar ao pai de Dorimena que quer desistir do casamento por achar que é mais velho que a sua noiva.
Alcantor, desgostado com a notícia que iria arruinar a reputação de sua filha, envia o seu filho, Alcidas, que irá convencer “à força”, Esganarelo a casar com a sua irmã. O Humor de Molière como há muito não se via.”


Fonte: Manuela Ralha

Contactos:

Palácio das Laranjeiras,

 Estrada das Laranjeiras, 205

 1649-018 Lisboa

Email:cirep@sec-geral.mec.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone:217 231 000


 

No comments:

Post a Comment