Tuesday, May 31, 2016

Parque Florestal das Queimadas com percurso acessível


Localizado no concelho de Santana a 15 minutos de carro da cidade do Funchal, na zona Oeste da  ilha da Madeira,.a cerca de 900 metros de altitude, está o Parque Florestal das Queimadas. Com 30 percursos pedonais. Destes 30 percursos existe um destinado a pessoas com problemas  de visão e incapacidades motoras.
Pico das Pedras
Neste Parque podem ser encontradas espécies de plantas que são exclusivas da Madeira. A vegetação exuberante, característica da floresta Laurissilva (Floresta típica Madeirense) é uma presença constante.  O Parque das Queimadas também alberga espécies de outras paragens como carvalhos e abetos,  alguns com mais de 100 anos.
No centro do parque, onde começam e acabam todos os percursos,  deparamo-nos com uma casa que nos faz lembrar um qualquer conto de Hensel e Gretel. Esta casa é o ex-líbris do parque.É construída com madeiras nobres, da própria ilha, e colmo. Só é aberta ao público em ocasiões especiais  ou com uma autorização especial.
Existem 30 percursos, no parque, com vários graus de dificuldade. Os percursos com menor grau de dificuldade são os “Adenos” e dos “Vinháticos” que têm cerca de 1km . Os percursos com maior grau de dificuldade são os do  “Caldeirão Verde”  e do “Caldeirão do Inferno”.

Pico das Pedras, o percurso acessível.


Casa do Parque
A direção do Parque também pensou nas pessoas com mobilidade condicionada que queiram visitá-lo. Foi criado um percurso acessível a pessoas com problemas visuais e com mobilidade condicionada. É o único percurso acessível na ilha da Madeira. O Pico das Pedras, como é chamado, é plano sem grande relevos. Existem vários varandins ao longo de percurso. Também é possível requisitar um guia. Todos juntos, os percursos, compreendem mais de 100 km de distância.

A área ocupada pelo Parque está entre os 10 e 15 ha, não se sabendo muito bem onde começa e onde acaba.
Todos os dias ali chegam dezenas de visitantes. Após percorrerem alguns percursos e os comparam-nos entre si. Mas todos chegam à mesma conclusão: este parque tem vistas deslumbrantes. 




Fonte /Source:
Revista Madeira Essential Magazine nº/nr 31  Abril/Maio April/May 2012

Videos Relacionados


Localização GPS
32°46'59.68"N
 16°54'23.83"W

Morada:
Santana
9230 SANTANA
Madeira
 Portugal

No comments:

Post a Comment